A necessidade de um clube recreativo para que a comunidade desterrense pudesse partilhar de momentos de cultura e lazer, fez com que em 12 de agosto de 1872 quatorze jovens fundassem o nosso Clube Doze. Reuniam-se em um sobrado na antiga Rua Augusta (atual João Pinto) os jovens João Augusto Fagundes de Melo, Artur Alvim, Boaventura da Costa Vinhas, João José de Souza Siqueira, Leonel Heleodoro da Luz, João Marques Linhares, Antonio Venâncio da Costa, Raimundo Antonio de Faria, Ildefonso Marques Linhares, João Leopoldino Teixeira Bastos, Diogo de Mendonça Barbalho Picanço, Juvêncio Martins da Costa, Severo Francisco Pereira e Estevão Pinto da Luz, seu primeiro presidente.
Uma das maiores dificuldades desde o início foi encontrar uma sede própria que suportasse o crescente numero de associados, depois de muitas idas e vindas o clube ficou instalado por 92 anos na Rua João Pinto, até que em 1940 conseguiu comprar um terreno localizado na Av. Hercílio Luz e o terreno ao lado doado pelo Dr. Aderbal Ramos da Silva, grande benemérito do clube. A nova sede começou a ser construída somente em 1957 e depois de muita luta e resistência de alguns e ajuda de grande parte dos associados, em 1964 conseguiu-se terminar a construção.
Desde o início os bailes de carnaval já eram sucesso. A começar pelo  Trem Azul, bloco mais famoso da história do Clube, passando pelo Bloco dos Acanhados e chegando ao concorrido Baile Municipal, maior e mais conhecido baile de carnaval da região. Carnaval sempre foi sinônimo de folia e diversão no Doze.
Os bailes de debutantes, também conhecidos como Bailes Brancos, eram muito concorridos. O sonho de toda menina-mulher da sociedade Florianopolitana era poder debutar e ser apresentada à sociedade no Doze, motivo de muito orgulho para a família.
A história do Brasil também passou pelo Doze. Em 1884 foram feitas reuniões e fundado o Clube Abolicionista, onde jovens lutavam pela libertação dos escravos.

A Incorporação do Coqueiros Praia Clube

A sede de Coqueiros foi adquirida em 1955 na fusão entre o Coqueiros Praia Clube e o Doze. Naquela época a situação financeira do Coqueiros era bastante complicada e o Doze incorporando o clube assumiu o compromisso de quitar toda a dívida existente além de fazer melhorias na sede. Apesar de disto as vantagens superavam as desvantagens já que os associados teriam a sua disposição uma sede balneária no melhor ponto do verão, além da possibilidade  de valorização do terreno.
As apostas daquela época estavam totalmente corretas. Hoje Coqueiros é a sede com maior número de freqüentadores e a que disponibiliza mais opções de lazer e esportes. Seu complexo esportivo é referência na região e onde as equipes treinam para as competições esportivas.
Hoje a sede conta com piscinas térmicas para a pratica de natação, ginásio poliesportivo onde se pratica vôlei, basquete, futsal e natação, quadras de tênis, saunas masculina e feminina, academia de musculação e ginástica, além de aulas de jiu-jitsu e tae kwon-do, studio de pilates, centro de fisioterapia e estética, salão de beleza, restaurante e salão de festas com churrasqueira.

A Aquisição da Sede de Jurerê

A sede de Jurerê foi adquirida em 1974 e hoje tem uma área total de mais de 340 mil m². Localizada no mais valorizado ponto de Jurerê Internacional, no caminho da Praia do Forte, nossa sede ocupa um lugar privilegiado na Ilha de Santa Catarina.
Bastante procurada no verão, onde os associados tem a sua disposição espaço para camping com barracas, trailers e moto homes, temos também um espaço a beira mar com piscina e churrasqueiras.
Nossa sede campestre também conta com sete quadras de tênis, salões com churrasqueiras e restaurante que funcionam durante todo o ano.

07032013 - Clube Doze - Prospecto